sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Apresentação dos trabalhos realizados nos meses de outubro e novembro de 2013 pelo projeto de educação ambiental " Boas ideias Magníficos Ideiais"

“Boas Ideias, Magníficos Ideais”.

Projeto de iniciativa popular e autogestão na educação ambiental.

Trabalhos realizados, simultaneamente em outubro e novembro de 2013.
O projeto, que sempre atuou no campo educacional, tem conseguido avanços reais e positivos no que diz respeito à conscientização e prática no reaproveitamento ou na destinação correta de resíduos antes descartados aleatoriamente no ambiente.
As ações vêm sendo desenvolvidas ao longo de 11 anos e visam criar alternativas práticas, eficientes e divertidas de reaproveitamento e diminuição do lixo em nosso ambiente.

#As atividades com as crianças são um fator de destaque para uma real e convincente transformação dos maus hábitos. São ações divertidas, interessantes, criativas e surpreendentes, e têm sido eficientes na construção de novos valores e hábitos com relação a tudo que descartamos atualmente.

#A apresentação da construção de três pufes feitos a partir de garrafas pet de refrigerantes  mostra o resultado do recolhimento espontâneo do material, feito por  MaurilioBirimbau, com a intenção de apresentar maneiras práticas de reduzir o lixo no ambiente. Estes novos móveis vão ser utilizados pelo Observatório de Favelas, onde Birimbau estuda comunicação crítica e publicidade afirmativa. Colaboram para a construção dos pufes, funcionários, alunos de todas as idades e demais frequentadoras da instituição, que depositaram espontaneamente seus resíduos secos e limpos em garrafas, compactando-os. Para a construção de cada móvel foram usadas 50 garrafas pet e aproximadamente 1 quilo de material. As garrafas ficaram espalhadas pelas dependências do Observatório, durante dois meses, com um comunicado afixado explicando seu objetivo. Em cada mês, a instituição deixou de mandar para o lixo aproximadamente 390 gramas de resíduos. Tudo produzido em atividades cotidianas do Observatório de Favelas nesse período.
Parabéns a tod@s que acreditaram, agiram, apoiaram e apoiam a iniciativa.  Acredito que o trabalho que este trabalho, feito principalmente na educação infantil, seja um grande facilitador para que a sociedade perceba sua responsabilidade sobre o descarte de resíduos.
*crianças se divertem nas atividades, ajudando a compactar os próprios resíduos resultantes do lanche que é servido a elas?

 Tenho participado de eventos dentro de uma ocupação cultural que vem acontecendo já há algum tempo em um hospital psiquiátrico, NISE DA SILVEIRA, que fica na zona norte do Rio de Janeiro. A iniciativa na qual participo, com minha proposta de educação ambiental faz parte de uma terapia inovadora e mais humana com os pacientes internos. Faço parte de um, dentre vários, coletivos, artísticos culturais, existentes na ocupação, que se denomina “CRUA Coletivo de Rua”, criado por alun@s do curso de Comunicação e Audiovisual em que participo na ESPOCC.

Maurilio Rodrigues de Araujo “Birimbau”

“BOAS IDÉIAIS MAGNIFICOS IDEAIS”

INICIATIVA POPULAR
TRABALHO
DEDICAÇÃO
AUTOGESTÃO

 Projetos “empresariais” sociais tem  transformado  pessoas para cada vez mais continuarem a manter um desenvolvimento humano onde o consumo desvairado e poluente privilegia uma minoria dominante, infecunda e cobiçosa, que serve de mau exemplo de vida bem-sucedida. Isto para que nunca percam a seu alto padrão de vida em países miseráveis como o Brasil.

“EMPRESAS QUE INVESTEM NO SOCIAL EXIGINDO DESTAQUE PARA SEUS PRODUTOS NUMA LÓGICA  CONSUMISTA E LUCRATIVA NÃO CONTRIBUEM PARA MUDANÇAS SOCIAIS REALMENTE EFICIENTES”.

" UM TRABALHO INOVADOR E TRANSFORMADOR NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PASSA PRIMEIRO PELA ÉTICA DE QUEM VAI REALIZÁ-LO".

"LONGA E PRAZEIROSA VIDA AOS QUE TEM BOA VONTADE E AGEM A FAVOR DO BEM COMUM" 


Nenhum comentário:

Postar um comentário